Chama-se trigo mas não o é! Não tem glúten, é rico em fibra e tem efeitos benéficos para a sua saúde.

O trigo sarraceno é um grão comestível e uma excelente opção para utilizar em substituição das fontes de hidratos de carbono complexos mais convencionais da nossa alimentação diária. Pode ser utilizado em substituição do arroz, da massa ou da batata nas refeições principais e pode mesmo ser utilizado no pequeno-almoço ou em lanches em papas ou panquecas.

Quais os benefícios do trigo sarraceno para a saúde?

É uma fonte de hidratos de carbono complexos e apresenta um baixo índice glicémico, e vai ajudá-lo a sentir-se mais saciado(a) após cada refeição. Dado o seu considerável conteúdo em fibra, vai também favorecer o bom funcionamento do trânsito intestinal. Para além disso, tem uma quantidade invejável de proteína para um alimento de origem vegetal e é fonte de vitaminas do complexo B e de minerais como o zinco, o ferro, o selénio e o magnésio.

Uma das características mais interessantes deste alimento, é a sua composição em flavonóides. Os flavonóides são substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, benéficas para a saúde, que têm vindo a ser reconhecidas como importantes na prevenção de doenças, como a doença cardiovascular ou o cancro. No trigo sarraceno, os dois principais flavonóides responsáveis por este efeito protetor de saúde são a rutina e a quercetina.

Apesar de se chamar trigo, o trigo sarraceno não é um cereal como o trigo comum e não contém glúten, sendo assim adequado para pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten.

Como utilizar o trigo sarraceno?

Os grãos de trigo sarraceno podem ser consumidos em substituição do arroz, da massa ou da batata; para tal, basta cozinhá-lo como faz habitualmente para o arroz ou para a massa.

Para o pequeno-almoço e lanches pode utilizar os flocos ou a farinha de trigo sarraceno para fazer panquecas, crepes ou papas.

Encontra igualmente à venda, feitos com trigo sarraceno, alimentos como massas, pão ou tostas.

Tem dúvidas quanto à introdução do trigo sarraceno na sua alimentação diária? Marque o seu Aconselhamento Alimentar, a equipa de Nutrição esclarece as suas questões!