A Importância do Cross Training (Treino Cruzado) na Obtenção de Resultados

Muitas vezes ao fazer exercício físico, somos motivados sobretudo pelo “sonho”, ou seja a ideia de resultados é o que mais nos motiva a sair do sofá e fazer algo a que não estamos habituados.

Em qualquer bom ginásio temos numa fase inicial uma prescrição de exercício que visa uma adaptação morfológica e um trabalho seguro na Sala de Exercício. Mas também muitas vezes, e com algum medo do desconhecido, somos levados a ficar-nos nessa segurança, de algo mecânico e linear que respeita um padrão e não arriscamos a ir mais longe, a fazer um outro conjunto de actividades que poderão ser um muito benéficas para chegarmos ao nosso “sonho”.

Enquanto Personal Trainer, muitas vezes reflecti sobre este assunto, e após 10 anos de experiência, cada vez mais defendo que o segredo da evolução física está na combinação certa de actividades! Independentemente se o objectivo é perder massa gorda, ou ganhar massa muscular, as aulas de grupo ou as actividades físicas externas a sala de exercício são uma excelente combinação ao “Trabalho de laboratório” desenvolvido na prescrição de Treino individualizada, darão aquele “cheirinho” de competição e desafio, ao mesmo tempo que em equipa e com a regra e compromisso dado por um horário fixo de treino, conseguem potenciar os resultados físicos de quem treina evitando os “Plateaus de estagnação”.

Quanto mais variedade tiver o treino melhor e mais rápido será o resultado…
Pense nisto 🙂