Melancia, melão e meloa são três frutos muito consumidos durante o Verão. A sua época vai desde Junho até Agosto. Deliciosas, suculentas, refrescantes são utilizadas em sumos, entradas requintadas, como sobremesa ou até mesmo refeição. Consumidas muitas vezes em quantidade elevada qual a implicação na saúde e forma física destas frutas?

Com aproximadamente 92 a 93% de água na sua composição, a melancia, o melão e a meloa são frutas extremamente hidratantes sendo uma excelente estratégia para pessoas com dificuldade em beber água sobretudo crianças, grávidas e idosos. Além de água, estes frutos são uma boa fonte de sódio e potássio, minerais extremamente importantes para uma boa hidratação. O caroteno e licopeno presentes nestes frutos, assim como a vitamina C demonstram o seu poder antioxidante. Por outro lado, estes frutos são baixos em calorias, 20kcal, 24kcal e 27kcal por cada 100 gramas, fazem da meloa, da melancia e do melão, respetivamente, bons aliados na manutenção da boa forma física.

Como em tudo a moderação é essencial. Fazer batidos, sumos, refrescos, gelados e o consumo em fatia destes frutos é muito interessante no entanto deve estar incluído numa alimentação diária variada.