O nosso corpo é constituído por aproximadamente dois terços de água, ou seja, cerca de 60-70%. A água, para além de ser o constituinte principal do nosso organismo e ser fundamental no funcionamento de todos os órgãos, ajuda também a regular a temperatura corporal.

Uma boa hidratação ajuda a prevenir o cansaço e dores de cabeça, melhora a concentração, a saúde das articulações e a digestão, ajuda a controlar o apetite e a eliminar toxinas do corpo entre muitas outras vantagens.

Embora a recomendação que ouvimos mais frequentemente seja a de que devemos beber cerca de 1,5L a 2L de água por dia, a necessidade de hidratação varia muito de pessoa para pessoa, nomeadamente em função do seu peso corporal, idade, sexo, prática de atividade física e condição clínica. Uma regra consensual e prática é a de “30 ml de água por cada Kg de peso corporal”.

De seguida, esclarecemos alguns mitos sobre a água:

Beber muita água faz mal: é raro, mas pode acontecer. Em doses que ultrapassem demasiado as recomendações, a água em excesso (5-6 litros por dia) pode influenciar o equilíbrio natural do nosso organismo, levando a um estado de hipernatrémia, um transtorno metabólico causado pelo excesso de sódio no sangue. 2. Não devemos beber água às refeições: embora tenha algum fundamento, não deve ser considerado como uma verdade absoluta. Beber demasiados líquidos às refeições pode, de facto, prejudicar o processo digestivo e dilatar o estômago. No entanto, beber ½ a 1 copo de água à refeição não lhe trará complicações. 3.Beber água ajuda a perder peso: o ato de beber água, em si, não ajuda a emagrecer. No entanto, ao beber água sentimo-nos mais ”cheios” e tendemos a comer menos. Além disso, muitas vezes a sensação de sede pode ser confundida com fome, o que, nos levará a comer mais. 4. Não importa fraccionar a ingestão de água, o que importa é beber muita água: pelo contrário, quando se esquece de beber água não lhe adianta beber 1 litro de seguida, o organismo não será capaz de absorver e aproveitar tanta água de uma vez. Assim, para potenciar uma boa hidratação deverá ir bebendo água ao longo do dia, em pequenas quantidades (200-250ml de cada vez).

Nas épocas de maior calor, a hidratação é ainda mais importante! Por isso, não se esqueça de trazer sempre consigo a sua garrafa para se ir hidratando ao longo do dia. Se tiver dificuldades, opte por aromatizar a sua água (gotas de limão, rodelas de laranja, frutos silvestres, pau de canela, gengibre…). Hidrate-se!