Consegue controlar-se o dia todo, apesar de pensar no bolo ou chocolate, mas chega a casa e tem de comer aquele pedaço de chocolate que está na dispensa? O dia começou bem cedo, deixou os filhos no colégio, correu para o trabalho, dia inteiro de reuniões e problemas a resolver, saiu para buscar os filhos ao colégio, há trânsito, chega a casa, 21horas e corre para a tablete de chocolate que está na gaveta?

Porque existe vício de açúcar sobretudo em alguns períodos do dia?

A explicação passa pelo consumo frequente de alimentos e/ou produtos que contêm açúcar simples, alimentos de elevado índice glicémico, conjugado com desequilíbrio hormonal, chamado de ciclo perpétuo do açúcar e do prazer, vulgarmente chamado de dependência do açúcar.

Este ciclo pode ser explicado de forma simples:

– Come o açúcar, porque deseja, porque tem apetite;
– Há um aumento do açúcar no sangue (glicemia) que leva a uma libertação de dopamina, hormona relacionado com a sensação de prazer, e insulina, hormona que baixa o açúcar no sangue;
– Os níveis de açúcar no sangue baixam rapidamente, o aumento da insulina leva a um armazenamento de gordura imediato e o corpo deseja mais açúcar;
– Níveis baixos de açúcar no sangue (glicemia) aumentam o apetite e o desejo por mais açúcar, conduzindo a uma procura regular de alimentos com açúcar.

E porquê no final do dia?

No final do dia os níveis de serotonina estão baixos, para que ocorra sensação de prazer há necessidade de libertação de dopamina. Como a dopamina depende da serotonina se existir consumo de açúcar, como o chocolate no final do dia, vai existir mais libertação de dopamina e maior sensação de prazer.

Resumindo, o vício do açúcar depende directamente do consumo regular de açúcar sendo importante reduzir o açúcar simples da alimentação para evitar desregulação hormonal e necessidade elevada de açúcar diariamente.

Faça boas escolhas!