A Whey proteín, ou, proteína da soro do leite é o suplemento mais utilizado e provavelmente o primeiro a ser procurado pelo iniciante em desporto, mas ainda assim continua a levantar muitas dúvidas.
O que é ?
A Whey Protein é uma das proteínas encontradas no leite de vaca, cerca de 20%, sendo que os restantes 80% são constituídos por caseína. Esta é obtida através do soro de leite, durante o processo de transformação do leite em queijo. São consideradas proteínas completas, uma vez que contém todos os aminoácidos, nomeadamente os aminoácidos essenciais, aqueles que o nosso organismo não consegue produzir. É uma proteína de absorção rápida.
Tipos de whey
A Whey Protein passa por processos de filtração para se obter os 3 tipos de Whey Protein:
Whey Protein Concentrada
Passa por um processo leve de filtragem, resultando em 70 a 80% de proteínas e o restante em hidratos de carbono (lactose) e gorduras. Poderão conter uma quantidade considerável de BCCAs e glutaminas.
Whey Protein Isolada
Neste tipo de proteína, a quantidade de proteínas é muito maior comparada à concentrada, cerca de 90% ou mais de proteína, uma vez que passa por um processo de filtragem muito maios rigoroso. Nestas, a quantidade de hidratos de carbono e gordura será muito menor e, por isso ser muitas vezes considerada mais pura que a anterior.
Whey Protein Hidrolisada
Além de passar por uma filtragem cuidadosa, este tipo de proteína é hidrolisada, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos com péptidos mais pequenos. Este processo torna a absorção mais rápida.
Como tomar
A quantidade deste suplemento irá depender das necessidades diárias de proteína de cada um, assim como do objectivo pessoal. O melhor momento para a toma da whey protein será após o treino. Mas não se esqueça, um suplemento alimentar é um complemento e não um substituto à alimentação!
Benefícios
– Potencia a regeneração muscular;
– Potencia a perda de massa gorda;
– Favorece a reparação muscular após o treino.
– Estimula a síntese proteica;
– Manutenção de um peso saudável;
– Efeito antioxidante;
– Manutenção do sistema imunológico;