Em dias quentes a tendência para a desidratação é muito grande, sobretudo em quem não sente sede. Lembre-se que é fundamental a ingestão de líquidos ao longo do dia para hidratar o organismo. Além da água, que é o preferencial, também são bons substitutos os chás gelados sem adição de açúcar ou mesmo a água com sabores caseira. Pode por exemplo colocar hortelã, limão, pau de canela, pepino e muito gelo. O ideal será sempre optar por bebidas não açucaradas uma vez que o açúcar tem a acção inversa e desidrata.

Para complementar os líquidos deve enriquecer a sua alimentação em fruta e vegetais por terem uma elevada percentagem de água. A sopa é um excelente alimento, pois alem de ser rica em vegetais e fibra, acabando por ser saciante, tem muita água e no verão pode consumi-la fria.

Mas não só a hidratação é importante. Também deve ajudar na protecção da pele contra os malefícios dos raios UV tão elevados nestes dias. É possível fazê-lo através de nutrientes como a vitamina C e E e carotenóides, pela sua acção antioxodante. Deverá incluir os seguintes alimentos no dia a dia:

– Cenoura
– Tomate
– Batata doce
– Kiwi
– Pimento
– Frutos secos e sementes